terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Como negociar um salário

Visite-nos no novo endereço: http://www.cantinhodoemprego.com/


A comunicação é a chave para se negociar um aumento de vencimento acima da média. Contudo, pedir ao chefe mais dinheiro, é algo que muitos de nós se sentem pouco à vontade para fazer. Esta falta de à vontade normalmente causa nervoso resultante da natureza controversa do assunto. É importante aceitar que durante a negociação, o nosso chefe passa ser o nosso opositor num jogo, e todos os jogos requerem cuidado e estratégia. As seguintes simples cinco regras, poderão ajudá-lo a planear a sua táctica:


1. Criar as bases


Deverá tentar evitar uma forte confrontação com o seu chefe durante a negociação do seu salário. Em vez disso, crie bases para a negociação conduzindo uma campanha com base na qualidade do seu trabalho. As razões que o levam a acreditar que 'merece' um aumento têm que ser passadas ao seu chefe. Se conseguir fazer isto com sucesso, o seu chefe terá uma ideia do valor que você representa para a empresa e, com sorte, começará essas negociações a pensar num valor mais elevado para o seu aumento. Agora, depende de si conseguir tirar total partido desta vantagem.



2. Prepare-se


Antes da entrevista, deverá fazer uma pesquisa sobre qual é o nível de salários para a sua categoria, tanto na industria como dentro da empresa, e esteja pronto para mostrar os resultados das suas investigações durante a entrevista. Vencimentos podem ser pesquisados na Internet, através de organizações profissionais e fazendo contactos. Informação interna é mais difícil de obter e de utilizar: "eu quero x$ porque fulano de tal tem y$", nunca deverá ser usado na sua petição.



3. Avalie os riscos


Analise a sua posição no mercado de trabalho antes da negociação. Que pacote remuneratório poderá uma pessoa da sua idade, experiência e qualificações, obter noutro sitio qualquer? Se conseguir iniciar a negociação, sabendo que pode ter o que quer noutro sitio qualquer, então o equilíbrio de poder está decididamente do seu lado - o seu chefe tem que aceitar os seus pedidos. Tem que estar preparado para defender a sua posição. A sua pesquisa deverá ter-lhe dado uma ideia dos mínimos que pode pedir. Deverá considerar a possibilidade de se demitir se estes não forem atingidos.



4. Seja flexível


Inicie a negociação sem cartas na manga. Talvez o seu chefe tenha recebido instruções para ter um controle de custos muito apertado e como tal não possa satisfazer os seus pedidos. Tenha algumas sugestões prontas como alternativas possíveis, tais como um aumento anual dos dias de baixa ou férias ou carro novo da empresa. Pode também negociar um aumento de responsabilidade ou novas oportunidades de treinamento e como tal aumentar as suas capacidades de ser 'empregável'. Ser-se empregável', está directamente relacionado com o valor de mercado: quanto mais empregável for, mais vale. Aumentar a capacidade de ser empregável, significa que numa próxima negociação salarial, você estará numa posição mais vantajosa.



5. Vá em frente!


Peça um aumento. Este é o conselho mais básico que há, mas é incrível a quantidade de pessoas que simplesmente 'não fazem a pergunta'. Algumas pessoas não se sentem à vontade para pôr o chefe perante essa evidência ou têm receio de que o seu pedido seja rejeitado. Só que, se não pedir, o seu chefe vai partir do principio de que você está satisfeito com o que tem. Mais preocupante ainda é o facto, revelado pela pesquisa, de que as mulheres têm tendência para evitar confrontação directa e como tal pedem aumentos com menos frequência que os homens. Isto explica porque é que elas ganham menos que os homens em cargos semelhantes.
Se acha difícil pegar no assunto, opte por uma forma mais indirecta. Traga o assunto dinheiro para a conversa, fazendo uma das seguintes perguntas:
Qual é o plano de pagamentos da empresa?
Qual é o máximo de aumento que se dá?
Com que frequência tem sido avaliado o meu desempenho?
Quais são as minhas possibilidades de progresso?
Quando é que se fazem aumentos?
Quanto é que os meus colegas ganham?
A estratégia vencedoraPreparação, tanto sua como do seu chefe, é fundamental para uma avaliação realista das oportunidades que se lhe oferecem, em cada momento da sua carreira. Baseando a sua estratégia em torno dos pontos acima referidos, estará mais à vontade para comunicar os seus pedidos nos seus termos. Se tiver controle sobre o processo certamente aumentará as suas possibilidades de sair da negociação tendo conseguido o que queria.


Fonte:"http://www.stepstone.pt"


Visite-nos no novo site:http://www.cantinhodoemprego.com/

Sem comentários: