terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Sou Recém-Licenciado, quero emprego JÁ!

Visite-nos no novo endereço: http://www.cantinhodoemprego.com/

A procura de um emprego é uma tarefa árdua e não existem muitas escolas que nos ensinem como podemos fazê-lo.
Quando nos formamos temos de escolher uma carreira que se encaixe nas nossas qualificações. No entanto existem muitos recém-licenciados com dificuldade em ingressar no mundo do trabalho e construir uma carreira.



Como lidar com isto?
O excesso ou escassez de emprego é cíclico em todos os países. Todavia as etapas a seguir podem constituir um mapa de sobrevivência para todos os que procuram um emprego:
1 - Elabore um currículo atractivo e bem estruturado: é o seu cartão de visita junto de potenciais empregadores.



2 - Elabore uma lista de empresas onde gostaria de estar integrado, tendo em atenção aquelas que estão mais receptivas a colaboradores recém-licenciados e envie o seu currículo e carta de apresentação.



3 - Faça uma pesquisa nos diversos sites de emprego disponíveis online e inscreva os seus dados naqueles que mais se adequarem às suas expectativas.



4 - Crie a sua própria rede de contactos pois há sempre alguém que pode saber de uma empresa que tenha uma vaga em aberto para um perfil de qualificações como o seu.



O que NÃO deve fazer quando procura emprego?
1 - Desistir face aos nãos. A persistência e a autoconfiança são características que precisa de ter para vencer antes de conseguir o emprego e depois de lá estar!



2 - Deixar de apostar na sua formação contínua. Frequente cursos que permitam aperfeiçoar as suas competências profissionais - bons conhecimentos de informática e de línguas são exigidos por 99% dos empregadores para o admitirem num emprego.



3 - Mentir ou exagerar nas informações nas informações do seu currículo. A sua credibilidade fica a perder e é uma forma péssima de começar uma carreira.



4 - Não ser humilde. A arrogância é uma arma francamente má para quem quer vencer na carreira. A atitude deve ser a de aprender continuamente - só assim se cresce profissionalmente.




Como é você que conta neste projecto de procura de emprego fique atento a si próprio como pessoa: é que a sua personalidade, os seus princípios e os seus valores vão ser transportados para ao seu mundo profissional e podem ser trunfos para vencer na sua carreira.



Que postura deve ser valorizada para ser um profissional de excelência?
Ponderação e bom senso com firmeza Cordialidade e educação Atitude de permanente escuta e disponibilidade para ajudar na resolução de problemas Curiosidade e iniciativa para melhorar desempenhos (não só como se faz mas porque se faz?) Capacidade de lidar com o insucesso e ultrapassar adversidades Honestidade, motivação e segurança
Pense nisto, arregace as mangas e ataque o seu novo mundo: o emprego que tanto quer!.



Visite-nos no novo site:http://www.cantinhodoemprego.com/

Sem comentários: