terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Planear uma Carreira de sucesso

Visite-nos no novo endereço: http://www.cantinhodoemprego.com/

Planear a sua carreira é importante se quiser seguir a melhor trajectória possível durante toda a sua vida profissional. Quer trabalhe por conta própria quer para uma grande empresa, há algumas ideias básicas que deverá ter quanto à trajectória que quer para a sua carreira.

Criar uma visão


Comece com uma visão – onde quer estar daqui a 10 anos? Parta do princípio que nada é impossível. Escreva o cenário do seu sonho e depois tente torná-lo num objectivo concreto. Gente de sucesso, seja no desporto, negócios ou artes, é extraordinariamente centrada nos seus objectivos. Você tem que saber para onde quer ir antes de tentar lá chegar.


Identifique as suas possibilidades


Ok, nem todas as pessoas podem ganhar uma medalha Olímpica. A uma certa altura tem que identificar os seus pontos fortes e pontos fracos e identificar as carreiras que lhe oferecem o maior potencial. William Frank, Presidente da CareerLab.com, ressalta que as carreiras têm tendência para adquirir o seu próprio ímpeto. Por isso é importante começar a sua carreira correndo na direcção certa. Ele também recomenda que deve olhar para as tendências de mercado na indústria ou profissão em que está interessado, para que possa formar uma imagem das possibilidades que essa carreira lhe oferece no futuro.


Marcos


Estabeleça alguns marcos ao longo da estrada a percorrer até ao seu objectivo, que marquem as suas realizações. Por exemplo: "em Janeiro de 2003 tenho que ter aprendido Japonês, em 2005 quero estar a trabalhar como director de marketing no Japão". Os marcos devem ser razoavelmente fáceis de atingir e deverão ajudá-lo a manter o seu ritmo. Eles tornam o seu plano mais "real" porque cada um que ultrapassar marca claramente o seu sucesso.


Amplitude e flexibilidade


Não invalidando a importância de ser centrado, o planeamento da carreira também deve ser flexível. As experiências que adquirir pelo caminho irão afectar a forma como se vê a si próprio e ao trabalho que realmente quer fazer. Os empregadores têm em conta este tipo de flexibilidade quando estão a recrutar. Hans Gutsch, vice presidente sénior do departamento de Recursos Humanos da Compaq, tem uma perspectiva a longo prazo sobre recrutamento: "Não teríamos chegado onde chegámos hoje senão tivéssemos feito um recrutamento a pensar no futuro. Quando recrutamos olhamos para pessoas das quais se possa esperar que mudem de posição e progridam dentro da companhia". A capacidade de adaptação é, de acordo com Gutsch, um elemento fundamental tendo em conta que para as empresas é cada vez mais difícil prever as exigências que terão que fazer no futuro aos seus empregados.


Trabalhe a sua reputação


O trunfo mais importante da sua carreira é a sua "rede" – a sua rede de contactos sociais e profissionais. De acordo com William Frank, manter a sua reputação, e estimular a reputação dos outros é o centro de uma rede de sucesso. Por exemplo, se tiver uma boa reputação, as pessoas lembrar-se-ão de si e não hesitarão em avançar com o seu nome para um posto. Eles prevêem que você terá sucesso no novo trabalho e que o seu sucesso se reflectirá neles.


Procure um mentor


Você precisa de apoio e reacção durante a sua carreira. Pode ser difícil encontrar a pessoa certa que lhe dê isto – uma pessoa que se preocupe e tenha tempo. Este tipo de relacionamento funciona melhor quando é uma troca mútua de ideias. Escolha com cuidado: o seu mentor pode ter um efeito decisivo sobre o quão perto você chegará de atingir os seus objectivos profissionais.


Fonte:"http://www.stepstone.pt"


Visite-nos no novo site:http://www.cantinhodoemprego.com/

Sem comentários: