terça-feira, 13 de maio de 2008

Desemprego ameaça 7 mil precários

AI, in Jornal de Notícias

Há sete mil funcionários não- -docentes que terminam os seus "contratos a 31 de Agosto e não sabem se terão trabalho a 1 de Setembro". O alerta foi confirmado, ontem, ao JN, pelo secretário--geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE). A FNE tem sido o sindicato mais participativo na negociação com a Associação Nacional de Municípios e Ministério da Educação sobre a transferência do pessoal não-docente para as autarquias. Na quinta-feira, volta a reunir-se com a tutela. João Dias da Silva - ontem reconduzido na presidência da FNE - não esconde a sua preocupação. É que o número de transferências referido pelo Ministério é de 36 mil funcionários e esse universo "não abrange os precários".

A revisão do regime de gestão desse pessoal, assim como a garantia de as transferências respeitarem as categorias a que esses funcionários já pertencem, é uma das prioridades da FNE para o próximo ano. João Dias da Silva confessa duvidar "da bondade" da medida. Receia que o pessoal não-docente - já insuficiente para as necessidades das escolas - fique sujeito a "ser transferido de um dia para outro" entre os serviços municipais; e garante que o Ministério ainda não lhe explicou, com clareza, a razão da reforma.

A recuperação do tempo de serviço entre 30 de Agosto de 2005 e 31 de Dezembro de 2007, para efeitos de progressão na carreira, e a criação de um regime fiscal próprio para os professores deduzirem as despesas com a sua formação são outras prioridades do Plano de Acção da FNE. Assim como o debate interno sobre o seu "fortalecimento". Na abertura do IX Congresso, o secretário-geral lamentou a perda de visibilidade da FNE para a Plataforma. Ontem, no encerramento, João Dias da Silva garantiu, ao JN, que não se referia à visibilidade do líder da Fenprof. Aos professores, insistiu, que a FNE precisa de investir na sua reorganização interna.

Cantinho do Emprego
http://cantinhodoemprego.blogspot.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

Está online até ao dia 25 de Maio a 2ª edição da bolsa virtual de emprego universia.

São mais de 1000 vagas, 50 entidades e ofertas novas todos os dias.

Fica a sugestão:
http://bolsaemprego.universia.pt