sábado, 12 de janeiro de 2008

O caminho da promoção

Visite-nos no novo endereço: http://www.cantinhodoemprego.com/

Conheça os principais passos para chegar a uma promoção.




Quem deseja alcançar uma posição de destaque no meio empresarial deve definir uma estratégia a longo prazo. Na verdade, fora casos excepcionais de sorte, a carreira constroi-se passo a passo e todos os momentos de um profissional servem para avaliar o seu potencial. Conheça os principais passos para chegar a uma promoção.





- Comece desde o dia 1!

Desde o primeiro momento em que entra na empresa está a criar uma imagem e a desenvolver o seu perfil profissional. A forma como se mostra aos outros e como se comporta, são avaliadas desde logo e é nesse momento que se começa a pesar se tem ou não o que é necessário para subir na carreira.





- Avaliações


As avaliações de desempenho são momentos decisivos e acabam por ser a sua principal “carta de apresentação” na esfera organizacional. Elas perpetuam-se em relação a chefes, simpatias e antipatias, por isso, não desvalorize a sua importância. Empenhe-se para obter a classificação que considera mais justa.





- Resultados


À medida que vai alcançando metas e batendo objectivos, é importante que registe essa informação. Há pessoas que fazem muitas coisas que se revelam importantes para a empresa, mas que num momento de confronto não são capazes de identificá-las. Se for fazendo este exercício passo-a-passo é natural que tenha mais sucesso num momento destes.





- Mantenha uma boa relação com o seu chefe


Esta é uma boa forma de assegurar-se de que terá alguém com influência a interceder a seu favor, quando surgir uma boa oportunidade. Isto não quer dizer que se torne um “graxista”, mas sim que consiga relacionar-se de forma positiva e não conflituosa com as suas chefias.





- Seja profissional


Se tem a ambição de vir a ocupar um lugar de liderança, é importante que o seu comportamento seja exemplar. Preocupe-se com uma postura correcta e uma atitude irrepreensível com todos os que o rodeiam para, mais tarde, aqueles que neste momento são seus pares, não tenham nada a apontar.





- Seja um “jogador de equipa”


É importante que não ignore ou tente atropelar os seus colegas. Contribua activamente para que toda a equipa ganhe, divida os êxitos e evite apontar dedos quando existem falhas. Lembre-se que um profissional é avaliado sob várias perspectivas e a forma como se insere na equipa é um dos critérios relevantes.





- Expanda os seus horizontes


Se quer subir na carreira é importante que vá actualizando e adquirindo novos conhecimentos. Para alinhar os seus objectivos com os objectivos da empresa tente adquirir as novas competências nas áreas que identifica como sendo críticas para o negócio.





- Não fuja das responsabilidades


Peça mais trabalho, mostre-se disponível, torne-se “valioso” para a empresa. Isto demonstra o seu interesse e demonstra também que está preparado para assumir maiores responsabilidades. No entanto, lembre-se que só deverá avançar para aquilo que consiga realmente assegurar. Caso contrário, a sua operação de marketing pode revelar-se um verdadeiro “tiro no pé”.





- Mantenha a calma


Se as coisas não acontecerem com a rapidez que pretende, é importante que não esmoreça e que continue a trabalhar na direcção do seu objectivo.





- Saiba parar


Se tem dado tudo por tudo, teve calma para aguardar que o seu momento chegasse, sucederam-se oportunidades e nunca foi promovido, talvez esteja no momento de equacionar mudar de emprego.





Viste-nos no novo site:http://www.cantinhodoemprego.com/

Sem comentários: