domingo, 9 de dezembro de 2007

Dez dicas essenciais para entrevistas

Visite-nos no novo endereço: http://www.cantinhodoemprego.com/

Quase todas as empresas têm, nos dias que correm, os seus próprios web sites.

Aprenda alguma coisa ácerca da empresa a que se vai candidatar, antes de ser chamado para uma entrevista.

Mas tenha cuidado para não dar a ideia de saber demasiado. Utilize essa informação para colocar questões àcerca da empresa.

Faça uma lista de todas as questões que pensa que lhe poderão colocar durante a entrevista.

Aprenda com a sua própria experiência e com a dos seus amigos.

Para cada questão prepare uma resposta simples e escreva-a. O facto de escrever as perguntas e as respostas, dá-lhe a certeza de que se lembrará delas. Pratique com alguém as respostas que escolheu para as perguntas.

Conheça as suas fraquezas.

Do que falta na sua experiência actual quanto e o quê está disposto a revelar? Se não lho perguntarem, arranje maneira de o incluir na entrevista. Os entrevistadores esperam que as pessoas enfatizem os seus pontos fortes, mas não esperam ouvir falar de uma "falta". Por isso apreciarão a sua franqueza, e o facto impressioná-los-á de forma favorável. É contudo indispensável que cada fraqueza revelada seja compensada com uma qualidade.

Estude detalhadamente o seu CV e planeie o que vai dizer sobre eventuais lapsos de tempo .

Por exemplo, se entre deixar um emprego e arranjar outro, decorreram 2 meses assegure-se de que tem uma explicação credível.
Certifique-se de que a sua história passada, académica e de trabalho, foi conduzida pelos sucessos. Portanto prepare-se para falar mais àcerca de sucessos específicos que do seu emprego anterior. Explique como sente/sentiu àcerca de um êxito ou de um insucesso. Os sentimentos são importantes.

Perguntas:

Evite aquelas que empurram o entrevistador para uma via de comprometimento – a menos que esteja a ser entrevistado para uma função no sector de vendas.
Algumas boas questões que pode levantar:
"Pode falar-me um pouco sobre as pessoas que trabalham na equipa?"
"Como progrediram as outras pessoas na organização?"
"Como decorre o processo de decisão e qual o tempo previsto para a selecção de alguém para este cargo?"
Utilize a terceira pessoa - o candidato, o cargo, a função, etc. - , não a primeira – EU – quando falar do emprego. Evite parecer que dá o emprego como certo. Não pergunte: "Qual será o meu salário daqui a um ano ?" . Em vez disso pergunte: "Qual será aproximadamente o salário deste cargo ao fim de um ano?".

Procure na WEB (Internet) qualquer coisa positiva acerca da empresa que previsivelmente seja do conhecimento do seu entrevistador e dê-lhe oportunidade para falar (com orgulho) àcerca disso.

Se o seu CV não contém uma fotografia assegure-se de que tem consigo um CV e uma fotografia extras. Quando o entrevistador for rever as entrevistas, os candidatos que recordar com maior nitidez estarão em vantagem independentemente da avaliação feita no primeiro momento.

Se não conhece bem o local da entrevista, faça um teste de tempo ou certifique-se de que chega com alguma antecedência. Independentemente da verdade das suas razões, chegar atrasado é geralmente olhado como responsabilidade sua e por isso, negativo. Leve um telemóvel (se necessário emprestado). Se o comboio/autocarro/carro ficar preso no trânsito, poderá pelo menos avisar a empresa do seu atraso.

Fonte:"http://www.stepstone.pt"


Visite-nos no novo site:http://www.cantinhodoemprego.com/

Sem comentários: