domingo, 25 de novembro de 2007

Entrevistas - O ABC das entrevistas

Visite-nos no novo endereço: http://www.cantinhodoemprego.com/

Aparência

Aposte numa boa aparência através do vestuário, do seu tom de voz e de uma postura física natural.
Benefícios
Tente saber, de forma discreta, quais os benefícios dos quais poderá usufruir (horas extras, prémios de assiduidade e pontualidade, comissões, etc.).
Confiança
Quando perceber que a entrevista está quase no fim, remate com um ponto a seu favor ou aproveite para fazer uma pergunta. Mostre-se confiante.
Debate Fale abertamente, exponha os seus pontos de vista, debata ideias. Não caia na esparrela de concordar com tudo o que o entrevistador lhe diz. Mostre personalidade!
Envolver
Saiba envolver o recrutador para que ele pense em si de forma diferenciada em relação aos outros candidatos.
Franqueza
A franqueza é sempre o melhor caminho. Seja você mesmo! Ser genuíno é sinónimo de bom carácter.
Gargalhada
Rir é o melhor remédio, serve para todos os males. Se estiver atrapalhado com alguma pergunta, por que não dar uma boa gargalhada? O entrevistador gosta de estar perante uma pessoa com sentido de humor e, sobretudo, você vai ter tempo para pensar no que vai dizer a seguir.
Horário
Não se esqueça de perguntar qual é o horário. Essa é uma das questões mais simples e mais importantes. No entanto, faça-o no momento que achar correcto.
Interesse
Mostre interesse pelo projecto, pela empresa e faça perguntas sobre as funções a desempenhar.
Jovial
Mostre que tem um espírito jovem e dinâmico. Uma pessoa activa é sempre bem vinda!
Kiss Kiss
Na hora da despedida não é habitual dar beijinhos, mas não se esqueça do aperto de mão.
Linguagem
A sua linguagem deve ser clara e pausada. Faça o possível para que o percebam. Não fale demasiado baixo, mas também não grite. Procure o meio termo.
Manipular
Não manipule nem se deixe manipular. Se pensa que pode enganar o entrevistador, começa mal. Geralmente nota-se quando a pessoa se vangloria, mesmo que de forma subtil, e isso fica muito mal.
Naturalidade
Se for natural só tem a ganhar. A artificialidade, ou o querer parecer o que não é, por norma não resulta.
Ordenado
O ordenado é um factor muito importante, mas, pelo menos na primeira entrevista, não fale no assunto - a não ser que lhe seja perguntado.
Pontualidade
Acima de tudo, não chegue atrasado a uma entrevista! O entrevistador pode pensar que você é desleixado e que não o respeitou porque o deixou à espera. Além disso, pode achar que terá o mesmo comportamento no local de trabalho, o que é bastante negativo.
Queixas
Não faça queixas dos seus antigos empregadores. Dizer mal só o vai prejudicar.
Respostas
Vá directo ao assunto e não se ponha com rodeios. O entrevistador pode pensar que você é um "fala barato" que se farta de falar e não diz nada.As suas respostas devem fornecer informações relevantes para o cargo que quer ocupar, além de informar sobre o seu passado profissional.Responda no momento certo e evite os "mmm", "aaah", "deixe ver" ou outras hesitações do género.
SorrirSorria
sempre! Sorrir é sinónimo de descontracção e de simpatia. Além disso, vai mostrar optimismo.
Talento
As empresas procuram, acima de tudo, talento. Saiba mostrar o que vale!
Urra!
Não deite foguetes antes da festa. Mesmo que lhe pareça que a entrevista correu da melhor maneira, não dê a batalha por vencida. No entanto, seja sempre optimista. Se não o chamarem do emprego a que concorreu, com certeza vão chamá-lo de outro que até pode ser melhor.
Valor
Fale do que sabe fazer melhor, mencione cursos que tenha feito para além do curso universitário, e fale ainda da enorme vontade de conseguir o emprego a que está a concorrer. A motivação que o entrevistador vir em si é mesmo muito importante.
What ?
Não faça demasiadas perguntas, as que fizer devem vir a propósito e ser pertinentes.
X-man/woman Não se arme em super-herói. Você não é o X-man, portanto mais vale advertir o empregador de uma forma "soft" dizendo-lhe quais são as suas virtudes mas também alguns dos seus defeitos. Ele ficará impressionado com a sua sinceridade.
Yes!
Antes de entrar na sala de entrevista pense que, se tudo correr bem, vai poder dizer um "YES" bem grande, com direito a braço no ar e tudo. Pense no seu percurso profissional para que na hora H tenha todas as respostas na ponta da língua.
Zelo
Se for zeloso só terá a ganhar, o cuidado no que diz é essencial, mas não esqueça que a naturalidade deve sempre ser preservada. Se depois de tudo isto não conseguir o emprego, pense que foi mesmo um azar, não esmoreça e faça tudo de novo! Se possível com o mesmo ânimo!



Sem comentários: