domingo, 25 de novembro de 2007

Entrevistas - Linguagem corporal

Visite-nos no novo endereço: http://www.cantinhodoemprego.com/

Linguagem corporal
A primeira impressão

Quando nos encontramos com alguém, pela primeira vez, ficamos sempre com uma determinada impressão dessa pessoa logo no primeiro minuto. Muitas vezes, nas entrevistas, também se confia nas impressões. Não só o seu vestuário mas também a sua postura, o aperto de mão, a pontualidade e até os movimentos dos braços e pernas são avaliados minuciosamente pelo recrutador. Está na hora de dar atenção à sua linguagem não verbal, ela é muito mais importante do que pensa!


A comunicação verbal é feita conscientemente mas o processo da comunicação não verbal é menos transparente. A comunicação não verbal é usada, em parte, de forma inconsciente, embora possamos usá-la também de forma consciente e estratégica. Ouve-se muitas vezes: "Não lhe disse nada mas fiz-lhe sentir claramente que não gostei.".
É principalmente a comunicação não verbal que é responsável pela primeira impressão de uma pessoa. O investigador americano Mehrabian fez uma estimativa da proporção verbal/não verbal do comportamento e concluiu que 55% da mensagem é transmitida via linguagem corporal. Ainda segundo o mesmo estudo, a voz é responsável por 38% e as palavras apenas por 7%!



Projecte essa descoberta numa entrevista e logo perceberá que o que está a dizer não é a única coisa importante. É a forma como fala que determina se vai ser considerado para a próxima volta ou não. A entrevista é, portanto, o momento certo para ter atenção à impressão que dá não verbalmente.



Isto não quer dizer que deva fixar-se no seu comportamento não verbal. Nunca deve exagerar e só daria uma impressão forçada, convém no entanto ter algum cuidado.





Sem comentários: