terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Seja você mesmo o seu próprio caçador de candidatos?

Visite-nos no novo endereço: http://www.cantinhodoemprego.com/


Os Caçadores de candidatos só ganham os seus honorários se puderem apresentar aos seus clientes, candidatos a quem sejam oferecidos empregos, e subsequentemente aceites. Por isso os caçadores de candidatos têm uma atitude profissional quanto ao processo de recrutamento da qual todos os candidatos podem aprender.




Os caçadores de candidatos têm uma visão diferente



A visão dos caçadores de candidatos quanto ao processo de recrutamento é radicalmente diferente da daqueles que procuram emprego da forma habitual. Os caçadores de candidatos dedicam a maior parte dos seus esforços à procura do candidato perfeito entre os seus clientes - empresas que em geral na Europa pagam um valor equivalente a 10% do salário anual do novo empregado - e entre os seus candidatos. Eles têm que identificar candidatos da mais alta categoria que podem executar a função especifica que os seus clientes necessitam. Basicamente eles têm que encontrar pessoas que possam acrescentar o maior valor possível à organização dos seus clientes.




Atenção ao valor



Como alguém que procura um emprego, você pode cometer o erro de enviar dúzias de candidaturas especulativas mas que não consigam demonstrar a sua capacidade para o lugar. O especialista em carreiras Bill Breen, sugere que, tal como um caçador de candidatos, você deve dar atenção ao valor. Ele recomenda que inclua um novo parágrafo no seu CV, ao qual ele chama "proposta-valor". A proposta-valor deverá resumir em algumas frases porque é que esse empregador o deveria escolher.




Explore atalhos



Um caçador de candidatos profissional evita o departamento de recursos humanos. Nick Corcodilos, autor de Ask the Headhunter (Pergunte ao Caçador de Candidatos), chama à atenção que um emprego ao qual muitas pessoas concorrem não deveria ser encarado como "disponível" - as suas possibilidades de sucesso são quase tão altas como as de acertar na lotaria. Uma visão bem sucedida tem a ver com encontrar directores que precisem de recrutar e depois convencê-los da sua capacidade para o lugar. Assim, mesmo que precise de passar pelo processo de recrutamento, já aumentou substancialmente as suas oportunidades para obter o emprego.




Controle a entrevista



Um caçador de candidatos nunca mandaria ninguém para uma entrevista sem saber se o candidato era qualificado para o lugar e capaz de executar as funções. E, com os honorários em mente, os caçadores de candidatos têm que se assegurar que têm a oportunidade de o demonstrar. Uma entrevista formal de perguntas e respostas, analisando anteriores realizações, deixa ao entrevistador a possibilidade de especular sobre as aptidões do candidato. Assim sendo, os caçadores de candidatos arranjam maneira de que as entrevistas se realizem na base de solução de problemas, ficando assim o candidato na posição de controle.
Bill Breen dá os seguintes conselhos sobre como pode controlar a entrevista e provar que pode executar as funções:
Encare a entrevista como se fosse o seu primeiro dia de trabalho. Deverá ter a mesma atitude que um funcionário a iniciar um projecto novo e desafiador.
Demonstre que compreende o trabalho a ser executado. Pergunte ao entrevistador que problemas a empresa espera resolver ao empregá-lo e quais serão os objectivos do seu trabalho.
Mostre que pode fazer o trabalho. Esteja preparado para explicar como lidaria com cenários diferentes. Ao oferecer uma solução, explique a sua maneira de pensar e como chegou à conclusão da sua forma de acção.
Explique como a empresa beneficiaria por o empregar. Como é que a sua presença diminuiria custos e aumentaria a margem de lucro?



Visite-nos no novo site:http://www.cantinhodoemprego.com/

Sem comentários: